Tutorial – Instalando e configurando VMWare Player

Olá pessoal!

Ontem conversei com uns amigos (Edvaldo – @edvaldocastro02, Vlad – @magalhaesv e Leandro – @sqlleroy ) sobre qual ferramenta cada um utilizava para criar ambientes virtualizados para estudo com o SQL Server.

Há algumas opções para escolha. Virtual PC e Hyper-V (Microsoft), VirtualBox (Sun/Oracle), VMWare Player (VMWare) são as mais conhecidas. Eu particularmente gosto do VMWare Player. É bem prático e rápido para criar e configurar uma nova máquina virtual. Com base nisso, resolvi escrever esse post com um rápido tutorial sobre como instalar o VMWare Player e como configurar uma nova máquina virtual.

NOTA: A versão mais recente do player é a 4.0.1. Não sei por qual razão ainda, não consegui instalar essa versão no Windows 7. Para o tutorial foi utilizada a versão 4.0.0.

UPDATE: Esqueci de colocar o link para download… =P
http://downloads.vmware.com/d/info/desktop_end_user_computing/vmware_player/4_0#product_downloads

Como eu já possuia uma versão anterior instalada, o player pede para proceder com o uninstall da versão anterior antes de instalar a nova.

Desinstalando a versão anterior do VMWare Player

Prossiga com a desinstalação. Ao final, ele vai pedir para você reiniciar a sua máquina.

Após a desinstalação, faça o restart da máquina

Feito o restart da máquina, vamos começar a instalação da nova versão.

Agora ficou fácil, Next, Next, Finish! =D

A instalação vai seguir por alguns minutos e em seguida, para finalizar, mais um restart é solicitado.

Depois deste restart, execute o player. Ele vai aparecer a janela para aceitar os termos de uso, conforme abaixo:

Aceite os termos. Na tela inicial do player, clique na opção para criar uma nova máquina virtual. Veremos a tela a seguir:

Nesta tela podemos escolher entre fazer a instalação do S.O. desta máquina virtual através de uma mídia (CD,DVD), podemos instalar de um arquivo .ISO (opção que eu escolhi) ou podemos deixar para instalar o sistema operacional depois.

Eu escolhi realizar a instalação com um arquivo .ISO. Dica: o VMWare Player consegue reconhecer o sistema operacional que vai ser instalado e realiza uma operação que ele chama de “Easy Install” (Veja a mensagem informativa abaixo da minha escolha). Com isso, fica muito, MUITO mais prático seguir com a instalação como veremos abaixo.

Vamos prosseguir.

Nesta tela devemos inserir a Product Key do S.O. que está sendo instalado. O arquivo .ISO que utilizei possuia algumas versões do Windows, eu escolhi a versão Enterprise para ser instalada. Já inclui um usuário para me logar na máquina futuramente.

NOTA: Não preenchi a Product Key do Windows. Isso não impede que você prossiga com a instalação, mas veremos a mensagem de alerta a seguir:

O Player nos informa que a Product Key não foi informada e podemos prosseguir. No futuro, o Windows terá de ser ativado manualmente. Vamos em frente!

Configure o nome da sua máquina virtual e em qual diretório serão salvos os arquivos dela.

Configure o tamanho do disco da sua máquina virtual. O Player já sugere para você um tamanho mínimo de acordo com o sistema operacional que está sendo instalado. Você tem ainda a opção de salvar os dados em um único arquivo (que é visto como uma unidade dentro da VM) ou ainda fazer o split em vários arquivos. À título de demonstração, deixei um arquivo só mesmo.

É exibido um resumo das configurações que fizemos até o momento. A partir deste ponto já poderíamos finalizar. Caso você queira realizar outras configurações de hardware, clique no botão “Customize Hardware…”.

Você pode configurar a quantidade de memória utilizada pela máquina virtual, quantidade de processadores, adaptadores de rede e outras opções. No momento, não vou fazer nenhuma configuração adicional.

NOTA: Todas estas configurações podem ser realizadas depois que a máquina virtual estiver criada, portanto, não se preocupe por enquanto.

Feche a janela de configurações de hardware e finalize a configuração da máquina virtual. Automaticamente o player vai iniciar a instalação do sistema operacional.

Finaliza a instalação a máquina é iniciada automaticamente.

Bingo! Temos nossa máquina virtual instalada e configurada!

Daqui pra frente é prosseguir com a instalação do SQL Server, fazer suas configurações e se divertir!😉

Bons estudos!

11 Respostas para “Tutorial – Instalando e configurando VMWare Player

  1. Erickson, Bom tutorial!
    O Vmware player é uma ótima ferramenta! leve e “simples” de configurar.

    Eu preferi usar o Hyper-v com dual Boot no meu note (Win7 e Win2k8) porque queria testar também o Live Migration🙂

    Abs.

  2. olá pessoal. bom eu instalei a versao 4.0.0, porem na hora de escolher a forma de instalar esse arquivo ISO nao aparece o que devo fazer? vlw

    • Oi Felipe,

      Se entendi bem sua dúvida, a escolha do arquivo .ISO é de um Sistema Operacional. No caso do Windows, o instalador consegue reconhecer que é um sistema válido e automatiza a instalação para você. O passo a passo da instalação que faz é o VMWare, você só precisa configurar mesmo a VM e deixar rodar… o resto são configurações do SO mas ai a VM já está no ar e é outra história.

      Respondi sua dúvida?

      Abraço

  3. bom, eu tentei por varias vezes ele nao consegue achar o arquivo ISO ele acha um mas nao consegue encontrar na hora de carregar, olha o que aparece abaixo do campo de procura do arquivo….

    ( could not detect which operating sistem is in this disc image, you will need to specify which operating sistem will be installed)

    ai ele continua mas nao consegue localizar, a tela virtual fica preta, e aparece que o arquivo nao foi encontrado.

    • Felipe,

      Você tem que direcionar para um arquivo .ISO de instalação de um sistema operacional. Pelo erro que você informou, o arquivo .ISO ou não é de instalação ou está com problemas, daí ele pede para você indicar manualmente qual SO será instalado.

      Você pode gerar um arquivo .ISO de um CD/DVD de instalação também e tentar novamente.

      Abraço,
      Erickson Ricci

    • olha parcero é mais facil voce instala o Daemon tools emula o arquivo .iso e instalar pelo Driver virtual que foi criado😀

      e nao terá este problema

      pois é espero que ajude😀

  4. Felipe, vc precisa de uma ISO do windows em seu PC, baixe da net ou insira um cd de qualquer versao do windows.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s