SQL Internals – Dia 3

Fala Galera!

Fechamos hoje mais um dia de treinamento do SQL Internals. Hoje a casa caiu! Conteúdo de alto nível!

Hoje foi dia de falarmos de tabelas e índices. Nada de CREATE TABLE ou brincadeiras de índices aqui e ali. Descemos o nível da conversa mesmo… rsrs.

Para tabelas, falamos da menor unidade de armazenamento de dados dentro do SQL Server, nossa boa e velha amiga, a página de dados. Isso mesmo! Aquela de 8Kb, ou 8192 bytes, 96 bytes no cabeçalho, 8096 bytes para registros e ainda um slot array no final dela pra registrar os ponteiros para cada registro contido dentro da página. Lembrou?! Ótimo, isso foi só pra esquentar…

Analisamos cada detalhe do armazenamento interno de um registro, literalmente falando bit a bit como cada informação é armazenada no registro. \o/! Muito loco!!! Claro, não podiam faltar algumas análises das páginas utilizando o comando não-documentado DBCC PAGE. Para fechar com chave de ouro, falamos sobre planejamento da capacidade de tabelas.

Partimos pra falar sobre índices. E ai meu amigo, o bicho pegou. Incrível como um quadro branco e um especialista (Luti) podem fazer miséria!!! kkkk
Uma das melhores explicações sobre índices que qualquer administrador e desenvolvedor de banco de dados deveria ver e ouvir! Putz, pena que não tirei uma foto, mas, pra ter uma idéia, em aproximadamente 1h tivemos uma explicação sobre árvore B-Tree+, índices clusterizados, não-clusterizados, Bookmark Lookup, Index Seek, Index Scan, com uma pontinha em Range Scan, Cover Index, opção INCLUDE…ufa!

Sensacional! Está valendo cada centavo!

O coffee break não está sendo lá essas coisas, a internet cai direto (quando funciona), mas ficou claro que isso não foi culpa da Sr. Nimbus… fica a experiência…. Mas o treinamento, junto com o PTO com um cara que chamo de “mestre” (essa é interna minha…), é o melhor treinamento que já fiz.

A sensação é a de já estar a mais de uma semana falando de SQL intensamente! E ainda temos mais 2 dias pela frente! Muito bom!!! Vamos em frente!

Galera, é hora de dormir porque amanhã tem mais. Pelo visto vou ter que tomar um “café dos campeões”, com RedBull e qualquer outra coisa pra comer e forrar o estômago… Maravilha! #NOT

Amanhã tem mais, depois trago as novidades.

Abraços
Erickson Ricci

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s