O medo de empreender

Olá,

Medo. Como podemos definir a palavra ou sentimento “Medo”.

Segundo a wikipedia

O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.

Eu destaco o trecho onde é dito “… receio de fazer alguma coisa… se sentir ameaçado…“. O medo pode tanto nos fazer sair de uma zona de conforto como nos afundar ainda mais em uma. Isto depende de perfil de cada um lidar com ele.

Para um empreendedor, o medo, desde que na medida certa, deverá fazer parte do seu dia a dia limitando suas decisões imediatistas, o fazendo pensar em todas as alternativas possíveis, em todas as consequências possíveis antes da tomada de decisão, o que, em outras palavras, pode-se entender como a característica do empreendedor em assumir riscos calculados.

Ora, definimos medo e como pode ser sua atuação junto à um empreendedor mas o ponto que quero chegar está um passo antes da pequena conclusão que tivemos acima. Partiremos do princípio que o empreendedor ainda não tem um negócio de fato. Partiremos do ponto onde se tem uma idéia de negócio e se deseja implementá-la.

Qual o papel do medo neste aspecto? Como o futuro empreendedor irá lidar com seus medos e suas dúvidas antes de iniciar seu negócio?

Talvez o passo mais difícil (e este pode ser considerado o primeiro grande passo da futura empresa) seja conseguir tirar a idéia do papel e superar o medo de errar e por tudo a perder.

Em alguns momentos de nossas vidas há tantas responsabilidades para se lidar que uma decisão dessas não se resume a fazer ou não fazer. Há o receio de se largar um emprego “estável”, o medo de não saber se haverá salário no fim do mês, contas a pagar, família, filhos, medos guardados secretamente que somente você lida com eles, enfim…

Obviamente, é uma discussão que trata de diversos aspectos, sejam eles psicológicos ou financeiros. O objetivo que desejo alcançar com estas palavras é semear o questionamento de, sendo empreendedores, como devemos lidar com nossos medos para darmos o primero passo à caminho da felicidade plena realizando o sonho de termos nosso próprio negócio.

Bons pensamentos e bons negócios.

Abraços,

Erickson Ricci

2 Respostas para “O medo de empreender

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s