SQL Server ou Oracle?

Olá,

Um dia, quando fui estagiário, tive a oportunidade de escolher entre ser um desenvolvedor web ou desenvolvedor de bancos de dados.

Nos treinamentos que minha turma de estagiários participou, eu já estava tendencioso a trabalhar com bancos de dados. O interessante foi que desde o início, nos treinamentos e no dia a dia, eu já me habituei a trabalhar com o SQL Server e assim foi por um bom tempo.

Dali pra frente foi questão de tempo para surgirem as certificações, os aprimoramentos e a decisão de se tornar um Administrador de Bancos de Dados SQL Server. Até aí, tudo bem, mas … onde entra o Oracle nisso tudo?!

Bem, hoje surgiu uma discussão interessante no trabalho. A empresa onde trabalho está passando por um período de transição de uma aplicação cliente-servidor para uma aplicação web, de vendas on-line. O questionamento de meu chefe é: Será que o SQL Server vai dar conta da enorme quantidade de acessos simultâneos à base de dados? Será que temos de considerar a possibilidade de migrar para Oracle?!

Eu sou suspeito para dar uma opinião (SQL! SQL! SQL!) mas acho que o questionamento dele tem fundamento. Nós não conhecemos nenhum case de alguma empresa brasileira que tenha um sistema de vendas pela web com a proporção de acessos que estamos prevendo. Nossa área de desenvolvimento eu diria que é um excelente exemplo de como se criar sistemas utilizando POG (Programação Orientada a Gambiarra)… É um cenário complexo e neste momento ainda não temos uma linha de base para avaliar a última versão do SQL Server.

Nós buscamos o melhor gerenciador de bancos de dados para nossa realidade. Meu trabalho agora é identificar estudos de casos de ambos, Oracle e SQL Server, para avaliar qual dos dois irá nos atender da melhor forma, com eficiência e eficácia. Como administrador de bancos de dados, ambos são sensacionais, mesmo sabendo que uma mudança destas irá afetar toda a área de tecnologia, nos forçando a mudar nossa infra-estrutura e outras coisas.

Espero sinceramente que consiga demonstrar o quanto o SQL Server é capaz de dar conta do recado mas na prática, devemos esperar que vença o melhor.

Alguém já passou por situação parecida? Deixa sua mensagem.

Abraços,

Erickson Ricci

2 Respostas para “SQL Server ou Oracle?

  1. Então né… Essa é uma pergunta retórica, Oracle ou outra-coisa? Sempre será Oracle, sorry… (“sempre” é exclusivo, significa, implicitamente, que NUNCA haverá outra opção) lol

    btw, a questão de aguentar ou não acessos é delicada… Eu já vi Oracle mal gerenciado, mal configurado… Tudo depende do quanto vc vai investir na infra e NO CARA que configura seu banco, imo…

    O SQLNever pode dar conta sim, lógico. Mas não tem o glamour que o Oracle tem, hohoho!

    Flamewar à parte, fechemos no que “dá join entre nós”: SQL.

    Até hoje, não houve NADA que eu não conseguisse resolver com SQL. Nada, MESMO. Isso, lógico, falando de reporting. E minhas companheiras mais fiéis são as analytics do vóracle… Quero saber uma coisa: tem algo no SQLNever análogo às analíticas?

    Abraço, escreve sobre carros tb, to ligado que vc manja :P~

  2. Fala Erickson!

    Em primeiro lugar, parabéns pelo Blog. Em segundo, persista, pois vai ser difícil…

    Por último…. ORACLE!!! Como saí do TI e nem sei mais o que dizer, assino embaixo dos comentários do Bruno. rs…

    Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s